15 de setembro de 2010

Porto de Galinhas

Há uns 3 anos atrás viajei para Porto de Galinhas. A região possui várias praias de águas claras e mornas: Camboa,  Muro Alto ( a maioria dos resorts ficam lá), Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal do Maracaípe. Dá vontade de entrar no mar e não sair. Para quem está planejando conhecer vale a pena! Opção de pousada, hotel e resort é o que não falta.

Fui numa época com poucos turistas e por isso não vi a muvuca que muita gente fala ser infernal. Mas em compensação os ambulantes na praia cercavam a gente, o que era um saco. Escrevi na areia: " Não, obrigada" e acho que eles entenderam o recado. Tirando essa parte, o passeio foi muito agradável.

A praia de Porto de Galinhas fica na vila, onde tem muitos restaurante e lojas. É de lá que saem as jangadas para as piscinas naturais. Vá no dia que estiver com maré baixa, caso contrário, você não verá a beleza do lugar e nem as piscinas. Aproveite para mergulhar e tirar muitas fotos.

Da vila pode ser feito o passeio de buggy ponta a ponta, que vai de Muro Alto até Pontal do Maracaípe. Como não estava com pressa, resolvi fazer esse passeio em dois dias.
Num dia pedi para um buggueiro me levar até a praia de muro alto e depois voltei andando a pé até a vila, onde estava a minha pousada. A caminhada foi longa, ainda mais que na volta a maré estava alta e tinha local que não tinha como passar pela areia. Precisei contornar um resort até chegar na estrada e depois voltar para a praia. O que me fez perder um tempo numa caminhada nada agradável, com direito a lama e mato alto. E olha que gosto disso! Chegando na areia novamente, caminhei, nadei, caminhei, tirei uma soneca na sombra, caminhei, nadei e cheguei na vila. Para quem não curte caminhada, não aconselho voltar a pé. Mas a beleza da paisagem com o mar morninho compensa.
Num outro dia fui até Pontal do Maracaípe, a pé também. Antes de chegar no Pontal, tem a a praia de Maracaípe que tem muita onda e surfista. Aproveitei e tomei uns caldinhos e água de côco. Se quiser tentar pegar um "jacarezinho" o momento é este. No pontal, faça o passeio de jangada pelo rio, aprecie os manguezais e veja de perto o cavalo marinho que o jangadeiro mergulha e pega na hora, devolvendo logo em seguida para a água.

Em Porto de Galinhas tem muita opção de restaurantes e lojas. Na vila, vá no restaurante Beijupirá. Uma graça!  E aproveite o passeio para comprar umas lembrancinhas. Experimente os sorvetes de frutas da região.

Outro passeio imperdível é ir até a Praia dos Carneiros que fica no município de Tamandaré. Dá para ir de carro ou de barco.  A praia é simplismente maravilhosa!
Fui lá duas vezes. Na primeira vez peguei um pacote no resort praia dos carneiros. Alugamos um carro em Porto de Galinhas e fomos até o resort. De lá, a gente pegava um off road e depois um barco até a praia. Na volta, escolhi o cavalo como meio de transporte. Foi bem divertido. O pacote valeu a pena. Incluia almoço na praia, jantar, café da manhã e transporte. Como era fora de temporada, o preço foi bem interessante.
Da outra vez que fui, estava em Maragogi ( a região é um espetáculo!), fui de carro até Tamandaré e deixei o carro no restaurante Bora Bora, na praia dos carneiros. De lá pegamos um passeio de catamarã super animado. A paisagem é de tirar o fôlego.

Um comentário: